top of page
Colônia Armarinhos Teixeira Centro Cultural Correios São Paulo-SP
Colônia Armarinhos Teixeira Centro Cultural Correios São Paulo-SP.jpg
Colônia Armarinhos Teixeira Centro Cultural Correios São Paulo-SP
Colônia Armarinhos Teixeira Centro Cultural Correios São Paulo-SP

Período de 4 meses - Início e final da exposição Novembro 2019.

SOBRE OS SERES E AS COISAS

"Toda paisagem é um estado de espírito"

Fernando Pessoa

A paisagística foi o elemento estruturador da arte brasileira desde os seus primórdios. Frans Post e todos os artistas viajantes que por aqui vieram tinham por objetivo registrar e documentar a flora brasileira e, muitas vezes, por ela se deixavam encantar, imprimindo características pessoais e permitindo toques de criatividade originários do encantamento que a luxúria tropical neles provocava. Após a missão artística francesa de 1815 esse comprometimento com a paisagem transformou-se em desafio e, com o Império, virou política de Estado: construir, a partir da paisagem local, uma estética que refletisse a proposta de implantar, sob a linha do Equador, uma nação européia de porte gigantesco em meio à luxúria e ao transbordamento da vegetação tropical: "Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso!" (1)

 

Esse investimento na construção de uma identidade nacional através do espaço paisagístico que nos envolve se acentua, no século XX, com os modernistas e seu desafio de criar uma forma que fosse capaz de integrar postulados universais com algumas características específicas brasileiras; os primeiros modernistas se empenharam em busca dessa síntese e acabaram por legar um painel amplo e verdadeiro da diversidade nacional, fazendo da paisagem um instrumento que, metaforicamente, revele a complexidade das relações sociais do país.

Posteriormente, Burle Marx e Krajcberg, antípodas em suas ações, incorporam a paisagem como base de suas trajetórias artísticas, um buscando, com imenso talento, organizar a beleza tropical em territórios delimitados, construindo um mosaico surpreendente de cores e texturas que se manifestam em várias técnicas e suportes e o outro criando objetos de grande impacto oriundos da destruição, da ganância e do desrespeito ecológico e dando-lhes voz e significado através de um discurso poético que provoca estranhamento e encanto através do homem como agente da morte e da arte como instrumento de ressurreição.

 

No mundo contemporâneo, a arte amplia as suas funções e os seus horizontes, buscando inserções em vários espaços e segmentos de nossa complexa rede cultural. A idéia tradicional da arte contemplativa ou comprometida com a construção de um suposto mundo ideal a ser projetado no futuro cede lugar a uma ação guerrilheira, provocando paradoxos, despertando reflexões e propondo conceitos que justificam a forma com a qual se apresentam. Tunga, certa vez, definiu o artista contemporâneo como aquele "que junta coisas distintas". A criação contemporânea consiste na capacidade de entender a arte como instância do processo de conhecimento, elemento desafiador a provocar verdades e sugerir reflexões através da manipulação de elementos oriundos da ciência, da pesquisa e da arte e da sensibilidade. Essa articulação de saberes, nos quais a instância temporal atua com impacto e precisão, está presente em diversas e distintas produções artísticas brasileiras além de Tunga: Nuno Ramos, Angelo Venosa, José Rufino, Marcos Coelho Benjamim são alguns artistas que definem sua produção através dessa confluência de informações. Esse é o universo no qual a produção de Armarinhos Teixeira se insere, construindo uma paisagem que recusa a contemplação passiva e que insere, de maneira original e contundente, os fenômenos, os processos e as regras da botânica no interior da própria obra, que assim se identifica como simbiose entre a ciência e a arte.

Os objetos seriados criados pelo artista surpreendem pela ousadia e arrojo. Eles se organizam como um corpo no qual a estrutura, os tecidos e as seivas articulam uma composição de grande impacto visual. Eles são assim, intrinsecamente híbridos, guardiões de um templo secreto, visitantes de um território distante, sentinelas de uma ordem indecifrável, uma metade mecânica, outra metade idéia, uma metade morte, outra metade vida, uma metade silêncio, outra metade algazarra. E ali estão, diante de nós, cyborgs de um mundo desconhecido, esfinges contemporâneas à espera de serem decifradas, desafiando a razão, provocando os sentidos, ensinando, como no samba, "que a vida não é só isso que se vê, é um pouco mais, que os olhos não conseguem perceber..." (2). Assim elas se constituem, elementos de uma paisagem que a cada dia se transforma, movimentos dialéticos sob a regência do tempo e sobre a ação da arte como ferramenta de construção de elementos sem memória, surpresos, incrédulos, misteriosos em sua estranha maneira de ser, em sua estranha forma de vida. Por isso, diante delas, indagamos como se estivéssemos diante do nosso próprio espelho: de onde vieram, quem são, para onde irão?

 

E ali elas estão, agrupadas, elementos oriundos de uma mesma comunidade, de uma mesma genética, de uma mesma inteligência, membros de um coletivo, de uma mesma colônia. Esse é o princípio, a essência: entre os seres e as coisas, esses objetos/indivíduos se articulam na construção de uma linguagem particular, na comparação visual entre eles, iguais e diferentes, seres de cada geografia e de cada momento. Sobre eles, meses atrás, para uma exposição no Museu Nacional em Brasília, escrevi:

 

"Eles criam diálogos entre o mundo dos seres vivos e os objetos inanimados. Nesse pequeno mundo criado pelo artista como morada de suas idéias e de seus objetos, é preciso respirar e perceber lentamente a dinâmica das coisas.”

Se, nesta exposição na capital brasileira esses objetos pareciam integrar uma comunidade que surgia através da superfície sólida, de uma base permanente, em busca da verticalidade e da altitude, aqui e agora, em São Paulo, em sua primeira grande mostra na sua cidade natal, no Centro Cultural Correios, Armarinhos Teixeira parte de um mundo submerso, a partir de pesquisas que realizou na Amazônia, onde o movimento das águas, as cheias e as marés, alteram profundamente a paisagem regidas pelo ritmo das cheias e das vazantes. Nessa nova série, as colônias submersas criam elementos de grande potência visual na qual o tempo é o regente de suas transformações. Assim, materiais industriais incorporam plantas aquáticas e carnívoras, interligando-as a sistemas de transmissão de nutrientes que fazem de cada obra algo em permanente transformação, elementos mutantes, metáforas precisas e extremamente poéticas de caminhantes que seguem a sua sina de seguir pelo mundo em busca de seu sentido e de sua razão.

 

 

Marcus de Lontra Costa

São Paulo. agosto. 2019

ABOUT BEINGS AND THINGS

 

" Every landscape is a state of mind." Fernando Pessoa

Landscape painting has been the structuring element of Brazilian art  since its very beginning.Frans Post and all the travelling artists who came here had as their purpose to register and to document the Brazilian flora and, many times, having fallen in love with it, imprinted persinal characteristics on it and allowing touches of creativity coming from the love that the tropical lusciousness caused in them.After the French artistic mission of 1815 this commitment to the landscape turned into a challenge to the empire, turned into State politics : to build starting from the local landscape, an aesthetic which would reflect the proposal of implementing below the Equatori e, a European nation of gigantic dimensions amidst the lusciousness and the overflowing of tropical vegetation: " Gigantic by your own nature, you are beautiful, you are strong, serene giant ! " ( 1)

 

This investment in the construction of a national identity through the landscape space which surrounds us gets stronger in the 20th century, with the Modernists and their challenge to create a form which would be able to integrate universal postulates with some specific Brazilian characteristics: the first Modernists strived to find this synthesis and ended up leaving the legacy of a broad and truthful panel of the national diversity, turning the landscape into an instrument which, metaphorically, reveals the complexity of the social relations in the country.

Later, Burle Marx and Krajcberg, antipods in their actions, incorporated landscape as a basis of their artistic carrers, striving to, with immense talent, organize the tropical beauty in delimited territories building a surprising mosaic of colors and textures which manitest themselves in various techniques and stands and the other  creating high impact objects coming from destruction, greed and lack of respect for Ecology and giving them a voice and meaning through a political discourse which causes a feeling of bewilderment and enchantment through man as agent of death, and art as an instrument of ressurrection.

 

in our contemporary world, art amplifies its functions and its horizons, looking for its place in several spaces and segments of our complex cultural network.The traditional idea of contemplative art or art commited to the construction of a supposed ideal world to be projected in the future gives way now to a guerrilla action, looking for paradoxes, causing reflections and proposing concepts which justify the way they present themselves.Tunga, once, defined the contemporary artist as someone " who puts together distinct things".The contempotary creation consists of the ability to understand art as an instance of the process of knowledge, a challenging element which teases truths and suggests reflections through the manipulation of elements which come from science, from research, and from art and from sensitivity.This articulation of knowledges, in which the temporal instance acts with impact and precision is present in different and distinct  Brazilian artistic productions besides Tunga: Nuno Ramos, Angelo Venosa, Jose Rufino, Marcos Coelho Benjamim are some artists who define their production through this confluence of information.

 

This is the universe in which Armarinhos Teixaira' s production is, building a landscape  which refuses passive contemplation and which puts together, in an original and striking way, the Botanics phenomena, processes and rules within the artwork itself, which so identify itself as a symbiosis between science and art. 

The serial objects created by the artist surprise us by their courage and boldness. They organize themselves as a body in which the structure, the fabrics, and the saps articulate a composition of great visual impact. They are so intrinsically hybrid, guardians of a secret temple, visitors of a distant territory, watchmen of an indecipherable order half mechanic and the other half ideas, half death and half life, half silence and half joyful noise.And then they are in front of us, cyborgs of an unknown world, contemporary sphinxes waiting to be deciphered, challenging reason, teasing the senses, teaching us,  as the samba says, " that life is not only what we see, it is a lot more, that eyes can not perceive..." ( 2)

 

So, they form themselves,  elements of a landscape which transforms itself every day, dialetic movements under the guidance of time and about the action of art as a tool of constructiom of elements without memory, surprised, unbelieving, mysterious in their strange way of being, in their strange form of life.This is why, in front of them, we ask as if we were in front of our own mirror: where did they come from, who are they, where are they going to ?

 

And there they are grouped, elements coming from the same community, from the same genetics, from the same intelligence, members of the same collective, of the same colony. This is the beginning, the essence: between beings and things, these objects/ individuals articulate themselves in the construction of a private language, in the visual comparison between them, same and different, beings of each geography, of each moment.About them, for an exhibition in the Museu Nacional in Brasilia, I wrote: 

 

" They create dialogs between the world of the living beings and the inanimate objects. In this small world created by the artist, as dwelling of his ideas and of his objects, it is necessary to breathe and perceive slowly the dynamic of things."

If, in this exhibition in the Capital city of Brazil, these objects seemed to integrate a community which appeared through the solid surface of a permanent basis, in search of verticality and of height, here and now, in Sao Paulo, in his first big exhibition in his hometown, in Centro Cultural Correios, Armarinhos Teixeira comes from a submerged world, starting from research he did in Amazonia, where the movement of waters, the ebb and flow of the waters profoundly changes the landscape, conducted by the rythm of the ebbs and flows.In this new series, the submerged colonies create elements of great visual potency, in which time is the conductor of their transformations.So, industrial materials incorporate water plants and carnivorous plants, connecting them as nutrient transportation systems which make each artwork something in permanent transformation, mutant elements, precise and extremely poetic metaphors of walkers who live their karma of walking in the world looking for their meaning and for their reason.

 

Marcus de Lontra Costa

São Paulo 2019

bottom of page