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Armarinhos Teixeira - Inoculados

 

A- Apresentação do Projeto

A mostra de Armarinhos Teixeira - Inoculados tem o caráter de ineditismo apresentando um conjunto de obras concebidas para esta exposição. Esta é também um marco na produção de Armarinhos Teixeiras, pois o artista cria pela primeira vez um conjunto de vídeos expandidos como forma de expressão de sua prática artística, cujo foco nos alerta para o fato de que a manutenção dos biomas e a discussão em torno da sustentabilidade não é possível de ser feita sem arte e ciência. Os filmes concebidos para esta exposição não são somente apresentadas como cinema expandido, mas também nos mostram a ampla expansão da Bioarte através de recursos visuais e sonoros a nos guiar para que esta seja aprendida e vivenciada a partir de reproduções do contexto original dos diversos biomas brasileiros - Mata Atlântica, Pantanal, pampas, Amazônia, Cerrado e Caatinga-semiárido. Transições, soluções, modelos e contextos próprios de cada bioma fazem parte dos filmes criados pelo artista tendo como ponto de partida imagens reais e fictícias em diálogo para exemplificar sua magnitude e diversidade. Importante na atualidade é nos depararmos com a realidade sem a qual não podemos visualizar o futuro. Devido aos riscos constantes que certos biomas sofrem na atualidade entre outros pelo descuido do ecossistema soa também como um alerta à destruição da natureza a exemplo do risco que assola a Amazônia e o Pantanal pelas queimadas e desmatamento irregular. Tais fatos não passam desapercebidos em nosso universo exemplificado na obra de Armarinhos Teixeira. As incursões em estética e sustentabilidade idealizadas com a exposição Inoculados demonstram como práticas artísticas contribuem não somente para a preservação do planeta, mas para sua difusão, entendimento e alerta aos cuidados que devemos ter para sua preservação.

A exposição é composta por uma instalação de seis filmes distintos apresentados e sincronizados em espaços individuais compondo o que chamamos de cinema expandido através de uma dramaturgia composta pela intersecção dos diversos filmes. Aqui o visitante se posiciona no meio da instalação a seguir a movimentação imposta pela sincronização dos filmes em um processo de imersão nos biomas brasileiros. Ao centro da instalação de vídeos se encontra um objeto real, o qual está inserido em cada um dos biomas apresentados. Esta escultura – intitulada Cativeiro Aberto se torna um ícone como um tóten a fazer a conexão entre o espaço real no qual nos encontramos e o espaço virtual dos filmes. Este objeto também concebido por Armarinho Teixeiras tem a função de um farol, radar a nos alertar para as transformações dos biomas e fornecer acolhimento para fauna e flora brasileira quando seu habitat original não os poder oferecer. Este objeto inusitado se assemelha ao projeto arquitetônico da torre de Vladimir Tatlin – um dos exemplos mais marcantes do construtivismo russo idealizada por volta de 1919. Nesta época vivia-se à sombra da utopia e ideologia, o que não é muito distante das inquietações atuais.

Em partes esta escultura central também remete ao objeto conceitual de Marchel Duchamp „O secador de garrafas“ (1914/1964), um típico ready-made, ou seja a apropriação de um objeto produzido industrialmente do cotidiano, sem alterações ou intervenções do artista sobre o mesmo, transformado em obra de arte a partir do deslocamento deste objeto para o museu.

Armarinhos Teixeira nos guia em um universo repleto de verdades à margem da utopia com eminência de realidade. Esta imersão visual e sonora nos dá alento e atenta para um mundo em plena transformação.
A obra Inoculados é concebida para ser exposta no Farol Santander no 22° andar. Os visitantes percorrem a video instalação com os diversos biomas brasileiros criando um diálogo com a arquitetura retangular deste local expositivo e por fim se deparam com a selva de pedras – o skyline e o céu de São Paulo – distantes porém parte integrante dos biomas essenciais para a existência humana.

B- Relevância

 

Conforme depoimento do próprio artista sua pesquisa e atuação existem a partir da observação e intenção de expandir o potencial da Bioarte de forma gradual e consequente:

"O meu projeto propõe a intensidade em unir estudos geográficos, biomas e as morfologias que se encontram, nesses estudos. Levando para três encontros:
Primeiro encontro, para a evolução do território, seja ele o Brasil mapeando costumes culturais, geográficos e atmosféricos.

Segundo encontro, o domínio das transformações morfológicas de matérias sejam elas sintéticas, orgânicas e seus minerais, os quais se encontram na mata, nos vilarejos, nas grandes cidades e áreas isoladas.
Terceiro encontro, daquilo que se unir, na construção, se apresentará numa (miragem contemporânea), revelando imagens, de organismos vivos...como primatas, elementos marítimos, entre eles estudos com águas e solos. Assim, formaliza Bioart“.

Através das obras concebidas para esta mostra pode-se visualizar os elementos que compõem esta narrativa de forma concreta. Armarinhos Teixeira se interessa pelo diálogo não somente da materialidade, mas também do entorno que a envolve. Esculturas e instalações de video representam biomas brasileiros em transformação e em transição devido a influências externas. Esta mostra nos apresenta uma expansão de percepções entre realidade e viabilidade da existência dos biomas brasileiros.

C- Resumo do Projeto

 

Escultura/instalação: Cativeiro Aberto

Tem a intenção de amparar as diversidades que ocorrem no meio ambiente sejam elas naturais ou ocasionaras pelo homem.
É uma escultura que se mantem, no primeiro plano o pensamento plástico, pois ela tem essa intenção de se aproximar entre a arvore e uma instalação futurista ou organizada para ser uma escultura viva, nessa escultura viva ela tem a teoria para o animal das estruturais de uma arvore que são os poleiros, os recipientes para abelhas e o recipiente açucarado para o beija flor e recipientes de agua. No piso, entre um dos pés de estrutura, o anel aéreo, os poleiros tem a função de pouso e decolagem das aves, servem como descanso, mirante de observação e abrigo. A função também de ser uma instalação de indução humana onde é colocada sementes, grãos, ao auxilio das estações do ano que sejam elas climáticas, ocasionadas por consequências do tempo. São dormitórios. Argumento de pós natureza, sendo defendido, a partir do desaparecimento do meio ambiente, ocorrendo por exemplo por conta das queimadas, áreas devastadas, dimensões gigantescas, argumento por camadas, subsolos, minerais, animais da terra, águas... por camada vai mudando os tipos de espécies vivas, conforme os elementos que existem em cada uma dessas camadas.
Ao invés desse material industrial ir parta descarte da natureza, vira obra de arte, a qual tem a função de durar no tempo. A idéia de criar a escultura é justamente ter uma comunicação para observação do que está acontecendo com o planeta em termos climáticos e também o meio ambiente do Brasil. A obra comunica e enaltece esses dois momentos.

A- Project Presentation

 

The exhibition by Armarinhos Teixeira Inoculados has an air of originality presenting a set of works specially chosen for this exhibition. This is also a milestone in the production of Armarinhos Teixeiras, as he has for the first time created a set of expanded videos as a form of expressing his artistic creativity, whose focus alerts us to the fact that the maintenance of biomes and the discussion around sustainability is not possible without art and science. . The films conceived for this exhibition are not only presented as expanded cinema, but also demonstrate to us the significant expansion of Bioart through sound and visual resources which guide us so that we learn and experience from reproductions of the original context of the various Brazilian biomes - Atlantic Forest, Pantanal, pampas, Amazon, Cerrado and semi-arid Caatinga. . Transitions, solutions, models and contexts specific to each biome are part of the films makeup created by the artist using real and fictional images in dialogue as a starting point to exemplify their magnitude and diversity. It is important now more than ever to face reality so as to be able to visualize the future. As certain Biomes currently face constant risk from among other thinks the general neglect of the ecosystem it acts as an alert to the destruction of nature, as an example of the risks that plague the Amazon and the Pantanal such as fires and irregular deforestation. Such facts do not go unnoticed in our universe exemplified in the work of Armarinhos Teixeira The incursions into aesthetics and sustainability idealized in the Inoculados exhibition demonstrate how artistic practices contribute not only to the preservation of the planet, but also to our understanding of it and alert us to the care we must take for the sake of its preservation.

The exhibition is composed of an instalation of six distinct films presented and synchronized in individual spaces, creating what we call expanded cinema through a dramaturgy composed of the intersection of several films. Here the visitor, positioned in the middle of the instalation follows the movements imposed by the synchronization of the films in an immersion process of Brazilian biomes. At the center of the video installation is a real object, which is inserted into each of the biomes presented. . This sculpture – entitled Cativeiro Aberto – becomes an icon like a totem connecting the real space in which we find ourselves and the virtual space of the films. This object, also designed by Armarinho Teixeiras, acts as a spotlight, a radar to alert us to the transformation of biomes and to provide shelter for Brazilian fauna and flora when their original habitat cannot sustain them. . This unusual object resembles the architectural project of Vladimir Tatlin's tower – one of the most striking examples of Russian constructivism idealized around 1919. At that time, people lived in the shadow of utopia and ideology, a situation not that disimilar from today’s reality.

In parts, this central sculpture also refers to Marchel Duchamp's conceptual object „The bottle dryer“ (1914/1964), a typical ready-made, that is, the appropriation of an industrially produced everyday object, without alterations or intervention by the artist, then transformed into a work of art by the displacement of this object to the museum.

Armarinhos Teixeira guides us through a universe full of truths on the fringes of utopia with an eminence of reality. This visual and sound immersion gives us encouragement and focuses our attention on a world in full transformation.

The work Inoculados is designed to be exhibited at the Farol Santander building on the 22nd floor. Visitors walk through the video installation with the various Brazilian biomes creating a dialogue with the rectangular architecture of the exhibition site and finally come across the jungle of stones – the skyline and sky of São Paulo – distant but integral to the essential biomes for human existence. 

B - Relavence 

 

According to the artist's own testimony, his research and performance exist from the observation and intention to expand Bioart's potential gradually and consistently:

 

"My project highlights the intensity of uniting geographic studies, biomes and the morphologies found in these studies, leading to three encounters:

First encounter, for the evolution of the territory in Brazil, mapping cultural, geographic and atmospheric customs.

Second encounter, the domain of the morphological transformations of materials whether synthetic or organic and their minerals, which are found in the forest, in villages, in big cities and isolated areas.

Third encounter, of that which unites, in the construction, presents itself in a (contemporary mirage), revealing images of living organisms... like primates and marine elements, among them studies of water and soils. Thus formalizing Bioart“.

Through the works chosen for this exhibition, it is possible to visualize the elements that make up this narrative in a concrete way. Armarinhos Teixeira is interested in the dialogue not only of materiality, but also of the environment that surrounds it. Sculptures and video installations represent Brazilian biomes in a state of transformation and transition due to external influences. This exhibition presents us with an expansion of perceptions between the reality and viability of the existence of the Brazilian biomes.

C - Project Summary

 

Sculpture/Installation: Open Captivity

 The intention is to support the diversity that occurs in the natural environment weather they be natural or man made. It's a sculpture that keeps. the thought of plastic in the foreground, as it intends to approach the space between the tree and a futuristic instalation organized in such a way as to be a living sculpture and this living sculpture is in theory for the animals. The structures of the tree are used as perches, containers for bees, sugarcontainers for hummingbirds and containers for water. On the floor, between one of the structures feet stands an aerial ring, the perches serve as a landing and take off point for the birds and also as a rest, observation point and shelter. It also serves the function of being a human induction facility where seeds and grains are placed, helped by the seasons that are climatic and the consequences of the weather. They are dormitories, arguments from post nature, being defended from the disappearance of their environments, occurring due to fires for example , devastated areas, of gigantic dimensions, arguments by layer, subsoils, minerals, land animals, water… , the types of living species change, depending on the elements that exist in each of these layers. Instead of this industrial material being discarded and disposed of in nature it becomes a work of art, lasting forever in time. The idea of creating the sculpture is precisely to stimulate communication and observe what is happening to the planet in terms of climate and also the environment in Brazil. The work eloquently communicates and extols these two points.

Tereza de Arruda, curadora

BRASILIDADE PÓS-MODERNISMO

 

A mostra Brasilidade Pós-Modernismo foi concebida para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, por meio de traços, remanescências e conquistas adquiridas nas artes plásticas nos últimos cem anos. A exposição conta com a participação de 51 artistas e apresenta várias características que norteiam a arte contemporânea brasileira atual, cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural idealizado pelo Modernismo. Seus protagonistas propunham a liberdade artística, a ruptura com o passado e a valorização da cultura nacional, respaldados na vanguarda estética e cultural a caminho do futuro. A cada época, novas respostas às reinventadas perguntas. Repare: olhe, observe, note! Estamos reparando: revendo, restaurando, renovando! A exposição não é elaborada como um ponto final, mas como um ponto de partida, assim como foi a Semana de Arte Moderna de 1922, para uma discussão inovadora a atender a demanda de nosso tempo consciente do percurso futuro e guiada por protagonistas criadores.

POSTMODERNISM BRAZILIANNESS

 

The exhibition Postmodernism Brazilianness was conceived for the Banco do Brasil Cultural Center (CCBB) to celebrate the Modern Art Week of 1922’s  centenary , through traces, remnants and achievements acquired in fine arts in the last hundred years. The exhibition includes the participation of 51 artists and presents several characteristics that guide current Brazilian contemporary art, whose existence is owed, in part, to the artistic legacy and boldness idealized by Modernism. Its protagonists proposed artistic freedom, rupture with the past and appreciation of national culture, supported by the aesthetic and cultural vanguard on its way into the future. Here is a current clipping to expand our questioning, understanding and discernment. Every time, new answers to reinvented questions. Notice: look, observe, note! We are noticing: reviewing, restoring, renovating! The exhibition is not elaborated as a final point, but as a starting point, just like the Modern Art Week of 1922, to an innovative discussion answering the demands of our time, aware of the future course and guided by creating protagonists.

 

Brasilidade pós-modernismo is open from September 1st to November 22nd 2021. The Exhibition is free of charge. Visitors need to registrate at www.eventim.com.br.

For more Information please visit www.bb.com.br/cultura

 

Tereza de Arruda, curator

ARMARINHOS TEIXEIRA

 

Armarinhos Teixeira nasceu em 1974. É paulistano, vive e trabalha em São Paulo. Seu trabalho propõe identificar áreas que necessitem de estudos de proteção e conservação das geografias associadas a biomas e morfologias decorrentes e que atuam em três momentos distintos:

 

No primeiro, a identificação de territórios e biomas brasileiros destacando-se aspectos culturais a biodiversidades, geográficos e atmosféricos. No segundo momento, integração de estações de medições biológicas, chamada de Tempestade eco-biológica, título dado pelo artista Armarinhos Teixeira às intermitências da generalidade para diversidade nas agrupações de todos os seres viventes e conservação das formas inferiores ao resultado da multiplicação indefinida, na qual se estabelecem as bases de um diálogo entre a ação humana e os fenômenos naturais.

 

Por fim, o terceiro encontro, a evolução desse processo simbiótico entre arte e ecologia permite o surgimento de organismos vivos que se desenvolvem tanto no interior do trabalho, quanto no seu exterior, onde a atribuição da estação metálica serve à função híbrida e à surpreendente união da biodiversidade na paisagem natural.

 

A obra Biomas aqui apresentada tem o caráter de ineditismo. Esta é também um marco na produção de Armarinhos Teixeira, pois o artista cria pela primeira vez um conjunto de vídeos como forma de expressão de sua prática artística, cujo foco nos alerta para o fato de que a manutenção dos biomas e a discussão em torno da sustentabilidade não é possível de ser feita sem arte e ciência. Os filmes concebidos para esta exposição nos mostram a ampla expansão da bioarte através de recursos visuais e sonoros a nos guiar para que esta seja aprendida e vivenciada a partir de reproduções do contexto original dos diversos biomas brasileiros – Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Transições, soluções, modelos e contextos próprios de cada bioma fazem parte dos filmes criados pelo artista, tendo como ponto de partida imagens reais e fictícias em diálogo para exemplificar sua magnitude e diversidade. As incursões em estética e sustentabilidade idealizadas aqui demonstram como práticas artísticas contribuem não somente para a preservação do planeta, mas para sua difusão e entendimento.

 

Tereza de Arruda, curadora

ARMARINHOS TEIXEIRA

 

Armarinhos Teixeira was born in 1974. He 's paulistano [from the city of São Paulo], works and lives in São Paulo.

His work proposes identifying areas in need of protective and conservation studies in geography associated with arising biomes and morphology and that act on three distinctive moments:

Firstly, identifying territories and Brazilian biomes highlighting cultural, biodiversity, geographical and atmospheric aspects. Secondly, the integration of biological measuring stations, called Tempestade eco-biológica [Eco-biological Storm], title given by artist Armarinhos Teixeira to the flashes of generality for diversity in groupings of all living beings and conservation of inferior forms resulting from indefinite multiplication, in which the basis for a dialogue between human action and natural phenomena are established.

Lastly, the third encounter, the evolution of the symbiotic process between art and ecology, allowing the emergence of living organisms that develop as much in the interior of the work, as in its exterior, where the attribution of the metallic station serves a hybrid function and the surprising union of biodiversity in the natural landscape.

 

The work Biomas (Biomes) presented here has an original character. This is also a milestone in Armarinhos Teixeira´s production, since the artist creates for the first time a set of videos as form of expression in his artistic practice, whose focus alerts us to the fact that the maintenance of biomes and discussion around sustainability is not only possible, but can be done without art or science. The works conceived for this exhibition show us the ample expansion of Bioart through visual and sonorous resources which guide us so it is learned and experienced from reproductions in the original context of several Brazilian biomes – Cerrado, Amazon, Caatinga, Atlantic Forest, Pantanal and Pampa. Each biome´s own transitions, solutions, models and contexts are part of the films created by the artist, having as starting point real and fictitious images in dialogue to exemplify its magnitude and diversity. The incursions into aesthetics and sustainability idealized here demonstrate how artistic practices contribute not only to the planet´s preservation, but to its diffusion and understanding.

 

Tereza de Arruda, curator

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